INFORMAÇÕES | RECOMENDAÇÕES

 

subida com

guia de montanha credenciado RAA




A Montanha do Pico é um vulcão com 2351 metros de altitude até ao Piquinho, (Pico Pequeno ou Topo da Montanha), o ponto mais alto de Portugal, na ilha do Pico, Açores.

O trilho começa aos 1230 m de altitude, na casa da Montanha. Tem cerca de 4 km e um desnível de 1150 metros. A todos os caminhantes é feito um registo de identificação e entregue um aparelho GPS, que os rastreará para a sua segurança. Segue-se uma extensão aproximada de 8 km (ida e volta), marcada por 47 marcos até à cratera, onde se atingem os 2300 m de altitude.

Quer a subida, quer a descida, têm uma duração média de cerca de três a quatro horas. Também pode optar por fazer a subida apenas até à Furna Abrigo, com uma duração de 45 minutos e uma extensão de 1000 metros.

Durante o percurso podemos encontrar uma diversidade de espécies de fauna e flora e apreciar diferentes formações geológicas, como os pequenos cones vulcânicos e as escoadas lávicas, pedras e bagacina vulcânica, numa extensão de 4000 metros aproximadamente. 

A flora varia entre os matos preenchidos por vegetação rasteira, como o tomilho bravo (Thymus caespititius), a rapa (Calluna vulgaris) e a queiró (Daboecia azorica). Na fauna encontramos diversos animais como o coelho bravo (Oryctolagus cuniculus), o milhafre (Buteo buteo rothschildi) e o morcego dos Açores (Nyctalus azoreum).

Na subida ao cume vamos encontrar as fumarolas vulcânicas e o marco geodésico, o ponto mais alto de Portugal, onde se celebra uma vontade superada com uma explosão de emoções...

Na chegada à cratera os caminhantes reforçam energias através de um lanche e optam por querer, ou não, subir ao Piquinho. Nesta pausa podem apreciar toda a vista panorâmica e descontrair.

Depois desta eufórica subida, segue-se a descida, onde é muito importante a concentração. O corpo encontra-se agora mais debilado fisicamente, debilitação esta, afetado pelo esforço e cansaço da caminhada (subida).

Para chegar novamente à casa da Montanha (descida), são agora necessários cuidados e atenção redobrados. É nosso desejo que esta experiência se torne para si única e maravilhosa... tencionamos que esta aventura o leve a refletir e a criar um constante diálogo entre razão, técnica fisica, sensibilidade estética e acima de tudo extrema segurança.


|  Adquira ON-line  |  ECONOMIZE até 15%  |

PLANEAR A SUA ATIVIDADE   

 

garantir a melhor    opção   

 




Em todas as opções apresentadas para a atividade subidas à Montanha do Pico, está incluído no preço, seguro, entrada na reserva natural da montanha, transporte Madalena/ casa da montanha e um Guia Certificado.

Para poder desfrutar desta aventura não é preciso ser nenhum atleta mas é importante ter uma boa condição física, a nível de resistência cardiorrespiratória. Ao longo do trilho, o piso apresenta zonas escorregadias juntamente com uma forte inclinação, o que classifica este percurso de dificuldade média a elevada.

O ritmo da subida é adaptado ao do grupo, onde se terá o cuidado de fazer várias paragens para descansar, comer, beber, ajustar equipamentos e tirar algumas fotografias.

Diurna (07H00 - 15H00)
Nascer do Sol (02H00 - 12H00)
Pernoita (16H00 - 13H00 )
Por-do-Sol (16H00 - 02H00)
Subida com Neve (07H00 - 15H00)